Imagem capa - A Fotógrafa de Casamento Jaque Salles, fala ao Lajedo sobre Fotografia de Casamento por Jaque Salles
Fotografia RJEnsaio Fotográfico | RJCasamento RJFotografia de CasamentoFotógrafo RJDicas de Fotografia

A Fotógrafa de Casamento Jaque Salles, fala ao Lajedo sobre Fotografia de Casamento


A Fotografia de Casamento e as novas tendências do mercado ≈  


Na ultima semana recebi um convite super bacana do Espaço de Festas e Eventos Lajedo para falar um pouco sobre a Fotografia de Casamento e as novas tendências do mercado. 

Foi um bate papo super produtivo ao qual tive a oportunidade de expor um pouquinho sobre vida pessoal, contar a minha história de amor com a Fotografia e ainda deixar dicas preciosas para aqueles que precisam contratar um Fotógrafo Profissional.

Te faço o convite para mergulhar nessa leitura e entender um pouco mais sobre o mercado de Fotografia e suas novas tendências. Em um bate papo descontraído esclarecemos dúvidas e deixamos dicas valiosas aos Noivos que planejam se Casar. 




1. Por que a Fotografia? Conte um pouco sobre sua trajetória.


Costumo brincar que não escolhi a Fotografia, ao contrário, fui escolhida por ela.

Eu sou farmacêutica industrial, hospitalar e homeopata e por 12 anos trabalhei com dedicação exclusiva na área.

Fui militar por 9 anos e me dediquei a farmácia hospitalar durante esse período.

Findado meu tempo de serviço na Aeronáutica e já mãe, sentia que precisava de mudanças em minha vida, de ser mais dona do meu tempo e espaço. Naquele momento, eu tinha muitas perguntas sobre essa nova fase e poucas respostas dentro de mim.

Por sorte, fiquei um período em casa me dedicando a família e refletindo sobre essas questões.

Paralelo o isso, resolvi fazer um curso de Fotografia básica.

Eu finalmente iria aprender a manipular a câmera profissional adquirida por pura empolgação durante uma viagem a Miami. Lara estava para nascer e a câmera veio junto com o enxoval.

O ano foi 2012, o curso de Introdução a Fotografia Digital deveria durar um mês, mas até hoje essa história não terminou.

Busquei conhecimento na área, fiz um curso completo de Fotografia que durou um ano e meio e até hoje permaneço em evolução.

Sempre brinco que fui abduzida pela Fotografia.




2. O que você procura transmitir nas suas Fotos? Como descreve o seu estilo?


Minha busca é por transmitir verdade, sentimento e contar histórias genuínas, por isso cada família me traz um novo roteiro.

A possibilidade de contar histórias de famílias trazendo exatamente a personalidade de cada pessoa para dentro da cena é o que mais me desafia e me fascina.

Para mim não bastam Fotos bonitas e impactantes, é preciso que essas imagens estejam impregnadas de personalidade. Não é uma tarefa fácil tirar isso das pessoas, mas acho que consegui desenvolver meu próprio método e para mim funciona bem!

Costumo chamar minha Fotografia de Orgânica. Isso quer dizer que extraio a parte natural e verdadeira das pessoas, mas sempre com um toque de direção intuitiva, personalização e criatividade. 

A atemporalidade das imagens também é algo importante no meu processo criativo.

É uma Fotografia fluida e prazerosa para todos que participam dela.




3. Não basta ver o feed do Instagram de um profissional. Quais são os principais parâmetros para os Noivos escolherem o Fotógrafo de Casamento?


Seja no feed do InstagramSite ou qualquer outra mídia de divulgação, o que mostramos é o que temos de melhor, mas este é sempre o resultado final. Por isso, acredito que temos de mergulhar mais profundamente em nossas escolhas, principalmente quando o assunto é Casamento




Costumo dizer que se a experiência entre Fotógrafo e Fotografado foi positiva, já temos 50% de uma Fotografia bem executada. O restante vem com o olhar atento do Fotógrafo e o uso adequado das regras de luz, composição e direção da imagem.




Algumas dicas para escolha do Fotógrafo ideal:


- Os Noivos devem se identificar com o estilo de Fotografia do Profissional;

- Tente procurar por evidências que possam chancelar o trabalho do Fotógrafo;

Avaliações de clientes feitas no Google e os depoimentos realizados dentro do Site do próprio Fotógrafo costumam ser ótimos termômetros sobre o Profissional.

- Tenha empatia pelo Fotógrafo escolhido;

De nada adianta uma bela imagem se a experiência com o Fotógrafo contratado foi ruim. Os noivos viveram o roteiro completo com cada fornecedor, início, meio e fim. Por isso, a jornada deve ser fluida, baseada em confiança e profissionalismo.

- Solicite pelo menos três Orçamentos diferentes e faça reuniões com os possíveis Fotógrafos a serem contratados. Você se sentirá mais seguro com sua escolha dessa forma;

- E por ultimo, procure descartar o quesito menor preço como fator de escolha;

A Fotografia é o compilado de todo o seu investimento. É ela que vai contar toda a história do dia do seu Casamento, portanto não é um bom serviço para se fazer economia.




4. Quais são os serviços que mais impactam no Orçamento do Casamento e quais você considera indispensáveis?


Essa resposta depende bastante dos valores pessoais dos Noivos, mas via de regra a locação escolhida, a decoração do ambiente e o buffet são os serviços que mais impactam o Orçamento.




Estes são itens indispensáveis à qualquer Casamento e juntam-se a eles a boa música e a Cobertura Fotográfica do Evento.




5. O número de convidados e a duração do evento influenciam na hora do Orçamento? O álbum físico ainda tem espaço?


A investimento em Fotografia tem como duas de suas referências o número de convidados e a duração do Evento, portanto estes dois pilares afetam diretamente o Orçamento.

Quanto ao Álbum físico, ele continua a ser um produto valoroso para os Noivos.

Assim como os livros de papel não foram extintos, os Álbuns também não o serão.



As pessoas têm a necessidade do toque e só uma Impressão Fotográfica pode trazer essa contemplação.

Além disso, os Álbuns Impressos estão tão sofisticados que acabaram por se tornar peças decorativas vivas dentro do ambiente onde vivem os recém-casados.




6. Um Ensaio Pré-Casamento é importante para o entrosamento Fotógrafo/Noivos?


Ensaio Pré-Casamento é o mundo ideal de qualquer Fotógrafo e o propósito é exatamente esse, criar laços.

Além, é claro, da entrega das Fotos as quais os Noivos se percebem como unidade, se veem em plenitude como Casal e passam a se sentir mais confiantes na frente das câmeras.

Naturalmente, no dia do Casamento os Noivos estarão mais confortáveis e entregues ao momento.




7. Existe já um roteiro a seguir no grande dia? Ele é combinado com o casal? Que Fotos não podem faltar no Casamento para que os Noivos não se arrependam depois?


Dentro do meu fluxo como Fotógrafa de Casamento o que funciona muito bem é agendar uma reunião presencial com os Noivos e o Cerimonialista. De preferência no próprio local da Festa.

Gosto de agendar esse encontro com um mês de antecedência e se possível em um horário próximo ao agendado para o Casamento. Nessa condição já consigo perceber possíveis interferências, a atmosfera que teremos, a luz disponível e o espaço.




Nesse bate papo entre Noivos, Cerimonialista e Fotógrafo, são alinhados todos os detalhes do Evento.

É uma reunião super produtiva onde definimos desde o horário em que a Noiva chegará ao making of, para que não haja atraso na cerimônia, até as pessoas que não podem faltar nas Fotografias formais.

Fotografias do casal pós cerimônia, Fotos com os pais, os avós, os padrinhos, os irmãos, os filhos, os pajens e as daminhas são imagens clássicas que não podem faltar no acervo de um Casamento.




8. Estamos vivendo uma pandemia mundial, sem eventos e repensando o que é essencial. Acredita que a Fotografia, por eternizar memórias, ganhará mais relevância dentro do investimento total de um Casamento?


As Fotografias são memórias vivas do nosso passado, elas contam as nossas histórias.

Tenho revisto bastante minhas Fotos antigas junto com minha família durante esse período de quarentena.

Então, sim, acredito que as Fotografias tendem a se tornar mais valiosas após esse período de introspecção em nossas vidas.




9. O que imagina para o futuro da Fotografia de Eventos?


Eu acredito que estamos caminhando para um mercado de Fotografia muito mais enxuto e qualificado.

Em tempos onde inclusive nossos celulares criam imagens digitais de excelente qualidade, é preciso que a entrega do Fotógrafo tenha o dom de despertar uma pausa contemplativa no expectador.

Pausa para apreciar a Fotografia, pausa para interpretar a imagem, pausa para rir e se emocionar com a cena.



Todo Evento tem um início, meio e fim e cabe ao Fotógrafo contar essas micro e macro histórias que estão todas conectadas. 

Arte e criatividade sempre estarão presentes, mas acredito que a expectativa do consumidor de Fotografia é entender toda a narrativa do Evento sem que uma palavra seja dita. 

Basta olhar as imagens e sentir!


O meu muito obrigada ao Espaço de Festas Lajedo por esse momento de introspecção.




Eu sou Jaque Salles e Fotografo a história das famílias com sensibilidade e verdade!


Veja outras matérias no Blog de Fotografia


Cinco dicas de Como Elaborar a Lista de Convidados do seu Casamento


Acesse mais sobre Fotografia de Casamento