Imagem capa - A fotógrafa Jaque Salles entrevista o Lajedo, espaco de festas de casamentos e eventos no Rio de Janeiro por Jaque Salles
Fotografia RJCasamento RJFotografia de CasamentoFesta de 15 anosFotógrafo RJDicas de FotografiaFotografia de DebutanteFotógrafos

A fotógrafa Jaque Salles entrevista o Lajedo, espaco de festas de casamentos e eventos no Rio de Janeiro


Lajedo - 30 anos de tradição no mercado de Casamentos e Eventos



Em 2020 o Lajedo completa 30 anos e para marcar a data resolvi convidar a Isabel que é gestora de marca e comunicação do espaço para falar ao nosso Blog de Fotografia sobre Casamentos Integrados a Natureza

Com ambientes diversificados que podem receber simultaneamente 5 eventos diferentes, o que não falta ao Lajedo é expertise profissional para falar sobre a Organização dos mais diversos tipos de Eventos





1. Isabel conte um pouco da sua história e conexão com o Lajedo


Eu tenho formação em design gráfico e atuei por quase trinta anos na área. Inclusive fazia convites de Casamento. Tive meu próprio escritório em sociedade com uma grande amiga. Arte, cultura, paisagismo e todo o tipo de comunicação visual sempre estiveram no meu radar. Passei a acompanhar mais de perto os Eventos do Lajedo e esse mercado dos sonhos em 2011. 




Um ano após a morte de minha irmã, uma das fundadoras do espaço junto com meu pai. 

Em 2013 entrei em definitivo na empresa. Pela minha formação, acabei assumindo a gestão de marca/comunicação e também tenho o departamento de decoração sob o meu "guarda-chuva".




2. Fale um pouco sobre o Lajedo e toda a sua tradição no mercado de Eventos.


Lajedo nasceu em 1990 e foi fruto do sonho de Ugo Medeiros, meu pai, de se tornar um empreendedor após sua aposentadoria. Ao longo de sua carreira ele participou de inúmeros seminários e treinamentos em salões fechados e essas atividades, totalmente indoor, sempre o incomodaram muito. Tanto que decidiu que a natureza seria a base de seu novo negócio. 




Ele gostava de dizer que a simplicidade da natureza era o verdadeiro luxo e que um jacarandá centenário, um dia, valeria mais que um edifício. O nome Lajedo é uma homenagem ao sítio em que ele nasceu no interior do Rio Grande do Norte.




O sucesso do Lajedo como empreendimento se deve, em grande parte, à formação de seu mentor. Com vasta experiência em vendas e gestão, adquirida ao longo de 35 anos de dedicação a uma multinacional americana, ele implantou processos inovadores na administração do seu espaço em meio à natureza. 





O atendimento profissional e a qualidade dos serviços, incomuns no segmento ao ar livre à época, fizeram o Lajedo se destacar quase que imediatamente no cenário de Eventos




Inicialmente nos voltamos para o mercado corporativo e no nosso portfólio de clientes estavam as maiores empresas do Rio de Janeiro. Posteriormente, ainda na década de 90, passamos a realizar Casamentos15 anos e Formaturas. E nos tornamos referência também em Eventos Sociais.




Nosso crescimento, tanto físico como em serviços, aconteceu naturalmente ao longo dos anos . Hoje o Lajedo é um complexo com cinco espaços para Eventos e equipes especializadas em vendas, gestão de eventos, gastronomia, decoração, produção, comunicação e financeiro.




Além de limpeza, manutenção e jardins. É uma estrutura de espaço e serviços robusta, totalmente à disposição do mercado. 

Para Casamentos destaco o Espaço 2 Solarium, que recebe entre 80 e 170 convidados e o Espaço 3, com capacidade para atender até 450 pessoas.




Não posso deixar de fazer menção às figuras de minha irmã, Mônica e minha mãe Zélia, que participaram desde o início e que se dedicaram à empresa durante quase duas décadas. Se meu pai era o cérebro, elas eram o coração. 




Profissionalismo e humanização no atendimento são características que vieram dos fundadores. Hoje a empresa se mantem familiar com meu irmão Ugo, como CEO e comigo. A diretoria se completa com minha cunhada, Joana Helena e Alex Albuquerque, funcionário número 1 da empresa.




3. Quais são as vantagens em Celebrar um Casamento em meio a natureza?


Sou suspeita, mas a energia de um Casamento em meio à Natureza é algo divino.

E as vantagens são inúmeras:

- luz perfeita para Fotos;

- beleza natural que inspira Noivos e convidados;

- cenário ao ar livre que, em si, já é uma Decoração;




- praticidade da Cerimônia de Casamento e Festa  no mesmo local (que ocorre quase sempre);

- possibilidade de um Evento mais autêntico, menos engessado;




4. Quais são os detalhes peculiares do Casamento ao ar livre os quais os Noivos devem estar atentos?


Os Noivos que querem fazer seu Casamento ao ar livre devem estar atentos aos seguintes itens:

• estrutura do local da Cerimônia para o caso de chuva;

• melhor época do ano para Casar (quais os meses com menor índice de chuva na cidade escolhida e menos quentes ou frios);




• o horário da Cerimônia (se quer uma cerimônia ao entardecer dê sempre uma folga para não perder o momento);

• se há restrições ao horário e duração da Festa;

• acessibilidade do espaço;




Além dos detalhes referentes exclusivamente a um Casamento no Campo, preste sempre atenção no tamanho do salão, no estacionamento, nos banheiros, na área da cozinha, no gerador. Tudo tem que estar na medida do seu número de convidados.




5. Quais são os serviços oferecidos pelo Lajedo nos Casamentos?


Além do espaço, o Lajedo oferece um conjunto abrangente e qualificado de serviços:

• gastronomia;

• decoração (incluindo acervo próprio e design floral);

• produção;

• som;

• serviços de apoio (coordenação, recepção, limpeza, segurança, UTI móvel, gerador);




6. Com qual antecedência você recomenda que um Casamento comece a ser planejado?


Não existe uma regra, mas no nosso caso, considero 12 meses um ótimo tempo. 

Um ano de antecedência costuma ser o suficiente para reunir todos os fornecedores que os Noivos desejam.




Profissionais de Foto e Vídeo, Celebrante, Maquiador, DJ, Orquestra e/ou Banda. Também é um bom período para se fazer um planejamento financeiro e curtir bastante os preparativos. 




Mas não há impedimento para a realização de um lindo Casamento em menor tempo. Aliás, tem acontecido com mais frequência Casamentos agendados para o mesmo ano, com 9 , 6 ou mesmo 3 meses de antecedência (esses últimos, claro, mais raros).




7. Quais são os principais serviços que não podem faltar em um Casamento?


Para os convidados uma boa gastronomia e um bom atendimento são indispensáveis. 

Um salão bem decorado que traga a historia dos Noivos também encanta. E uma boa música para animar a Festa faz toda diferença. 




Já para a Noiva, especificamente, considero essencial a tríade Vestido + Maquiagem + Fotografia

Esses três Profissionais têm que estar harmonizados, no mesmo nível. 

Se você é Noiva, invista igualmente nos três. Uma Noiva bem maquiada, um lindo vestido e uma boa Fotografia são a fórmula perfeita para registros incríveis do seu grande dia!




8. Diante de tanta experiência com Eventos, quais dicas daria aos Noivos ao planejar um Casamento?


Dica 1 - Pensem que tipo de Casamento combina com vocês: mais íntimo ou com muitos amigos? 

Façam então uma Lista de Convidados, mesmo que depois ela sofra ajustes. Esse número inicial direcionará todas as principais decisões do casal.




Dica 2 - Se puderem, escolham uma casa reconhecida com os principais serviços inclusos e/ou um Cerimonialista para orquestrar a contratação de fornecedores. Vocês estarão garantindo uma preparação mais leve e segura. É um ótimo começo!




Dica 3 - Tenham um cronograma e uma planilha de custos para não extrapolarem muito o Orçamento. Organização é fundamental. Mas se vocês seguirem a dica número 2 essa tarefa já será muito mais fácil.




Dica 4 e principal - Apreciem a jornada!  

Curtam muito os preparativos. Não se estressem por detalhes que não farão diferença. Comemorem cada escolha de fornecedores, de padrinhos, cada reunião, cada etapa cumprida, cada decisão. 



Costumamos dizer aos Noivos que os preparativos já fazem parte do Casamento

O Casamento não é só as 6, 8 ou 10 horas de evento. É também tudo o que foi vivido até o grande dia. Então essa jornada deve ser muito especial!




9. Deixe sua mensagem para os Noivos!


Façam um Casamento com significado! 

O mais importante é que o amor, o respeito e a história de vocês estejam presentes. 

Confiem que será um dia inesquecível e ele simplesmente, será.




Eu sou Jaque Salles e Fotografo a história das pessoas com sensibilidade e verdade!


Veja outras matérias no Blog de Fotografia


Cinco Dicas de como Elaborar a Lista de Convidados do seu Casamento


Acesse mais sobre Fotografia de Casamento


Fotografia: Jaque Salles Fotografia 

Locação: Lajedo