Imagem capa - Mini Wedding - O Mini Casamento intimista das Noivas contemporâneas! por Jaque Salles
Fotografia RJEnsaio Fotográfico | RJCasamento RJFotografia de CasamentoFotógrafo RJDicas de FotografiaDicasFotógrafosClientes

Mini Wedding - O Mini Casamento intimista das Noivas contemporâneas!


Os Mini Casamentos ou Mini Weddings estão em alta entre as Noivas. 

Saiba mais sobre os conceitos básicos dos Mini Weddings e veja dicas indispensáveis para Planejar a Festa dos Sonhos!

A principal característica que diferencia um Casamento Tradicional de um Mini Casamento é o número de Convidados. 

É consenso no Mercado de Casamentos que 100 convidados é o limite. E é ai que acontece o grande diferencial! Com uma quantidade reduzida de pessoas o Casamento se torna mais intimista e aconchegante para Noivos e Convidados.




Mas não se engane, o Mini Casamento não é necessariamente sinônimo de Casamento barato. 

Com uma quantidade reduzida de convidados o Orçamento tende a ser maior! Os Noivos preferem uma Cerimônia mais Luxuosa e pessoas mais que especiais escolhidas a dedo para o grande dia!

Os donos da Festa tendem a caprichar em tudo, desde a escolha do Convite de Casamento, mimos especiais aos Padrinhos e um rico Cerimonial! 

O buffet, decoração do ambiente, Fotografia e Filmagem, lembrança do Casamento e outros mimos também não ficam fora de todo o planejamento! 




     

Veja os principais detalhes para começar a organizar um Mini Casamento


Número de Convidados


É uma difícil tarefa elaborar a Lista de Convidados, mas ela é o primeiro passo para a escolha do estilo de Casamento que os Noivos desejam. Se a sua Lista de Casamento não é maior que 40 convidados você está enquadrado no conceito de Micro Wedding. Todavia se a sua lista é um pouco maior que isso, o Mini Wedding é o seu estilo, mas fique atento, este conceito não permite que mais de 100 pessoas estejam presentes no Casamento. 


Micro Wedding


Na modalidade Micro Wedding apenas parentes e amigos muito próximos serão convidados, 40 pessoas é o limite para este evento. Em geral, o Micro Wedding costuma acontecer quando os Noivos optam por celebrar a data distante da região onde moram ou até mesmo fora do país. Os fornecedores neste caso, costumam ser referência no Mercado de Casamento e as Festas são ainda mais intimistas e luxuosas!





Como fazer a Lista de Convidados do Mini Casamento


Deixe bem claro a todas as pessoas do seu ciclo de amizades e parentes que a Cerimônia será intimista e pequena, e que somente pessoas do seu convívio diário estarão presentes. Uma boa dica para selecionar os Convidados é pensar se essas pessoas frequentarão a sua casa, estas provavelmente são as pessoas mais íntimas na vida do casal!


Fotografia e Filmagem para Mini Casamento


Existe uma tendência equivocada de presumir que a Fotografia e a Filmagem para os Mini Weddings devem possuir um Orçamento diferenciado. 

A equipe de Fotografia e de Filmagem oferecem os seus serviços na mesma quantidade e qualidade de horas que um Casamento Tradicional

O número reduzido de convidados faz com que o Fotógrafo tenha uma maior percepção de tudo o que acontece ao seu entorno, o que pode lhe render Fotografias ainda mais exclusivas do que o habitual. 

O mesmo pode ser dito do Videomaker! Em ambos os casos você terá não só os Noivos, como também os seus convidados muito bem retratados durante todo o Evento!





Quanto a escolha ideal de um Fotógrafo e de um Videomaker para chamar de seu, uma boa dica é pesquisar trabalhos publicados em seus respectivos Sites. Busque também no Site do Fotógrafo a área destinada ao depoimento dos clientes, relatos verdadeiros sugestionam bastante sobre a experiência que esta Fotografia pode lhe proporcionar. 

E se ambas as equipes, Fotografia e Vídeo, forem parceiras, não tenha dúvida de que tudo fluirá ainda melhor!


Convite para Mini Casamento


Os Convites de Casamento tendem a transmitir muito sobre a personalidade nos Noivos. Eles passam a primeira mensagem sobre o que os convidados podem esperar do evento. Portanto, não tenha medo de imprimir a sua primeira marca do grande dia em seu convite, sugestione!





Cabelo e Maquiagem para Noiva


Uma boa dica para fazer uma escolha adequada de Cabelo e Maquiagem para o Dia da Noiva é pesquisar sobre profissionais com os quais você já se identifica. Busque o estilo de Maquiagem que deseja e converse com diversos profissionais que já possuem essa linguagem. 

Acompanhe estes profissionais através de suas redes sociais e pesquise sobre a experiência de outras Noivas que já contrataram o maquiador. 

Uma ótima opção também é buscar por indicações, a experiência positiva de uma outra Noiva, pressupõe uma escolha acertada!

E por último procure sempre fazer uma prova-teste do penteado e da maquiagem que deseja com antecedência! Nem sempre o que desejamos ficará de fato adequado ao nosso tipo de cabelo e ao formato de rosto que temos.


Espaço para o Mini Wedding


Já pensou em se Casar em um lugar pequenino e charmoso que vocês adoram frequentar? 

Sim, o Mini Casamento proporciona isso! Pode ser em um restaurante, num charmoso quiosque na praia, na rústica chácara de um amigo, na tradicional e pequena igreja da cidade, em um ambiente aconchegante no campo e onde mais a criatividade permitir!






Decoração de Mini Casamento


Decoração do Casamento revela muito sobre o astral e o estilo dos Noivos. As flores são o principal componente da Decoração, mas mimos como belos doces personalizados e Fotografias pessoais espalhadas pela Festa, contam um pouco sobre a história do Casal até o grande dia. 

Mas o ponto alto da Decoração de Casamento é mesmo a mesa do bolo. Nela os Noivos investem mais tempo e Orçamento para escolher tudo o que consideram belo e importante para compor suas lembranças do dia do Matrimônio!





Buffet para Mini Casamento


Um cardápio gourmet é o mais indicado. Mini porções ou um elegante jantar servido a mesa são boas opções! 

As bebidas também não podem ficar fora do planejamento. Espumantes, drinks especiais, uísque e a clássica cerveja são o carro chefe de qualquer Casamento.






Música de Casamento


Você pode contratar uma banda que toque durante a Festa inteira, um DJ ou apenas um pocket show para presentear o Noivo, a Noiva ou simplesmente surpreenda seus convidados! 

O mais importante de tudo isso é deixar bem claro para o seu fornecedor o estilo musical do Casal. 

Uma boa dica é fazer uma reunião com a equipe de som contratada 15 dias antes do evento só para tratar da playlist do Casamento





Agora que todos os detalhes já foram acertados e todos os Fornecedores do Casamento estão bem escolhidos é só relaxar, aproveitar o momento e se divertir!


Eu sou Jaque Salles e Fotografo a história das pessoas com sensibilidade e verdade!


Veja outras matérias no Blog de Fotografia


Cinco Dicas de como Elaborar a Lista de Convidados do seu Casamento


Acesse mais sobre Fotografia de Casamento


Gostou do post? Deixe seu comentário!