Imagem capa - Leite materno, um alimento vivo para o bebê! por Jaque Salles

Leite materno, um alimento vivo para o bebê!




Você sabia que o Leite Materno é tudo de bom?



O Leite materno é a nutrição ideal para o Bebê e está perfeitamente sintonizado com as suas necessidades. 

Sua composição nutricional fornece proteínas complexas, lipídios e carboidratos em concentrações que se alteram de forma dinâmica ao longo de uma única mamada, bem como durante toda a lactação. 

Muito além de calorias e macronutrientes, o Leite Materno contém vitaminas, minerais e uma infinidade de fatores bioativos, incluindo agentes anti-inflamatórios e anti-infecciosos, fatores de crescimento e prebióticos. Estas moléculas possuem papéis diversos, atuando no desenvolvimento do sistema imunológico e da flora intestinal. 






Recomendação do Leite Materno


As sociedades de pediatria do Brasil e de outros países, recomendam o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do Bebê, porque este leite é a melhor fonte de nutrição e de fatores protetores ao recém-nascido.


Benefícios do Leite Materno


O Leite Materno pode proteger contra infecções no Bebê e reduzir a ocorrência de problemas de saúde que aparecem mais tarde na vida adulta, como diabetes, obesidade e asma. 

Para as Mamães, amamentar ajuda o útero a contrair mais rápido, previne hemorragia no pós-parto, reduz o risco de câncer de mama e de ovário, contribui para o emagrecimento e cria laços entre a mãe e o Bebê.






Proteínas básicas do Leite Materno


O leite humano contém dois tipos principais de proteínas: caseína e whey (aquele mesmo que os malhadores usam em pó). Quase 60% do leite é whey (ou soro do leite) e 40% é caseína, equilibrados para permitir uma digestão rápida e fácil. 


Proteínas especializadas do Leite Materno


A lactoferrina é uma proteína multifuncional que compõe o whey, ela inibe o crescimento de bactérias coliformes e leveduras no trato gastrointestinal e tem potente ação sobre o sistema imunológico e crescimento saudável do Bebê. 

A IgA secretora também trabalha para proteger a Criança contra vírus, bactérias e alergias. Outras imunoglobulinas, incluindo IgG e IgM, reforçam a proteção contra infecções bacterianas e virais. 

Lisozima é uma enzima proteica que protege a Criança contra infecções por E. Coli e Salmonella, e promove o crescimento de uma flora intestinal saudável, além de ter função anti-inflamatória. 

O fator bifidus estimula o crescimento de lactobacilos, uma classe de bactérias do bem, que protegem o Bebê contra microorganismos nocivos.





Gorduras e carboidratos boas para o seu Bebê


O Leite Materno é rico em gorduras essenciais para a saúde do Bebê, que permitem o desenvolvimento do cérebro, a absorção de vitaminas lipossolúveis e são uma fonte primária de calorias. 

A lactose é o principal carboidrato encontrado no leite materno, porém o açúcar mais interessante vem em forma de oligossacarídeo, com ação prebiótica (serve como alimento para o crescimento de probióticos, que são os lactobacilos e outras bactérias que compõem a flora intestinal), ação protetora contra diarréias e ação antimicrobiana.





Fórmula infantil X Leite Materno


A Fórmula Infantil muitas vezes pode salvar uma vida, mas ela é padronizada dentro de uma faixa de composição estreita e desprovida de fatores bioativos. 

A composição do Leite Humano é dinâmica e varia dentro de uma mesma mamada, ao longo da Lactação e entre as diferentes populações e cada Mãe. 

Seu Leite é único e produzido para atender às necessidades do seu Filho

Amamentar é tudo de bom!


Referências


*Early Human Development 2015. Human breast milk: A review on its composition and bioactivity.

*Pediatric Clinics of North America 2013. Human Milk Composition: Nutrients and Bioactive Factors.


Artigo escrito pela Dra. Tamara Mazaracki que é médica ortomolecular, especialista em nutrologia e Membro da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia.

A Dra. Tamara Mazaracki aceitou o convite de escrever uma matéria para o blog sobre o leite materno, mas dentro do seu SiteInstagram  e Facebook    tem muito mais sobre alimentação saudável, estilo de vida saudável e todos os seus benefícios. 

Todos os temas mais badalados do momento estão em pauta por esses canais, então passa lá também! Eu adoro e recomendo!


Eu sou Jaque Salles e Fotografo pessoas e vidas com verdade e sensibilidade!


Esse post foi útil para você? Deixe o seu comentário! : )